segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Coentrada de Peixe Gato

Hoje acordei com nostalgia de casa. Saudades da mamã, saudades dos meus filhotes peludos, saudades do Alentejo. Isso tudo misturado deu origem a uma coentrada bem ao sabor do Alentejo, feita com o peixe gato em honra dos meus felinos. Devo confessar que a primeira vez que comi este peixe, tive de me certificar na wikipédia que de gato não tinha nada, à parte dos bigodes. É de facto um peixe muito saboroso, tenro e que combinou na perfeição com o meu tempero alentejano. À falta de saladinha, acompanhei com arroz de cenoura.


Coentrada de Peixe Gato
Ingredientes (3 pessoas):
- 500 gr de filetes de peixe gato
- 1 raminho médio de coentros
- 4 dentes de alhos
- 100 ml de leite
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.
- 1 colher de sopa de farinha
- sumo de meio limão

Temperam-se os filetes com sal, pimenta e sumo de limão. Refoga-se um dos dentes de alho picados em azeite e junta-se os filetes. Deixam-se cozinhar 3 minutos de ambos os lados. Com a ajuda da varinha mágica, picam-se os coentros e os 3 dentes de alho com o leite. Junta-se esta mistura aos filetes, tapa-se e deixa-se apurar por 10 minutos, rectificando o sal se necessário. Quando estiver quase pronto, junta-se a farinha e deixa-se engrossar o molho. assim que começar a borbulhar está pronto. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Ficou excelente esta refeição, costumo cozinhar muitas vezes peixe gato é bastante saboroso, adorei esta sugestão o sabor dos coentros aufere um gosto muito especial a este prato!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não há nada como uns coentrinhos para dar sabor. Só são batidos, talvez, pelos poêjos lá da minha zona mas esses infelizmente não há todo o ano. No entanto, se encontrares acho que ainda fica melhor :D um beijinho, sandrinha

    ResponderEliminar
  3. Olá Andreia, venho agradecer teres te tornado minha seguidora, e cá estou eu a conhecer o teu canto..
    Temos algo em comum, já vi, o nosso amor aos gatos :) E o teu Elvis e o Tobias são tão fofinhos :)
    Gostei da tua cozinha tb, simples bem ao meu gosto
    beijinhos e sempre que puder podes contar cmg por aqui

    ResponderEliminar
  4. Olá Xana,

    Assim que entrei na tua cozinha soube logo que a ia seguir:), o Durim e a Diva são lindissimos, só apetece meter as mãos naqueles pelos imensos (só de pensar o quanto os deves pentear...). Também gostei muito da simplicidade dos pratos, hoje em dia é o que se quer. Obrigado por visitares a minha ainda muito recente cozinha, espero que gostes. beijinhos!!

    ResponderEliminar