quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Salada Russa em Crise

Contenção. É a palavra de ordem para os próximos anos (sim, porque não acredito que sejam só dois). Apesar de eu gostar bastante de cozinha elaborada, a minha sempre assentou nas bases simples e caseirinhas e acho que, com os tempos que se esperam, não vai haver muito espaço na despesa para ingredientes inovadores. Concordo plenament com o post da Maria, em que afirma que a sobrevivência das nossas cozinhas está na simplicidade. Assim, sendo venho apresentar uma salada russa, o prato mais simples que me lembrei e com ingredientes ao alcance de todos. O meu blog é muito recente, sou apenas uma novata na blogosfera e decidi abri-lo numa fase de transição da minha vida, em que ingressei num mestrado e mudei de cidade. Por isso, todos os pratos que apresentei até agora foram a meu ver bastante simples, quer por falta de tempo, quer por necessidade de habituação a uma cozinha que não é a minha e que nem sempre dispõe daquilo que eu preciso (mais uma vez, foram necessários bastantes cortes no orçamento). Esforcei-me dentro das minhas possibilidades para ir publicando sempre alguma coisinha, ainda que não ensine nada de novo, apenas com o espírito da partilha. Esta salada é a prova disso. Existirão muitas versões de salada russa mas esta é a MINHA salada russa em crise. Espero que gostem :)

Salada Russa em Crise

Ingredientes (3 pessoas):

- 250gr de delícias do mar
- 2 latas de atúm
- 2 ovos cozidos
- 3 batatas médias
- 5 cenouras
- 100 gr de feijão verde congelado
- 150 gr de ervilhas congeladas
- 1 molho de coentros
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- sal q.b
- 200 ml  de maionese

Descascam-se as batatas e as cenouras, cortando depois tudo em cubinhos e levando a cozer numa panela com água e sal. Quando estiverem quase cozidas (esmagar com o garfo para testar), juntam-se as ervilhas e os feijões e cozem-se por mais 10 minutos, juntamente com os ovos. Depois de prontas, escorrem-se e deixam-se arrefecer. Picam-se os alhos e a cebola para o recipiente onde se vai servir a salada. Cortam-se as delicias e os ovos em pedaços, escorre-se o atum e mistura-se tudo. Juntam-se as verduras, os coentros picados, tempera-se com sal e envolve-se com a maionese (a gosto. Pode se mais ou menos). Leva-se ao frigorífico até à hora de servir. Bom apetite!

3 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DESSA SALADA RUSSA,APESAR DA CRISE FICOU BEM RICA.
    GOSTEI DOS TEUS MENINOS SÃO LINDOS.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. salada russa em crise??? LOL
    Para mim salada nunca não é um prato da crise... como em qualquer altura... adoroooo!

    ResponderEliminar
  3. Esse nome ficou bem bacana, gostei da receita e da criatividade ...


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar