sábado, 22 de outubro de 2011

Arroz Doce

Chegou o friozinho... E todos os anos, quando o calor vai definitivamente embora, tenho a mesma reacção: ESTÁ A CHEGAR O NATAL!!! Sou maluca pelo Natal e nem sequer é pelas prendas. É o espírito, o frio, as decorações, as pessoas carregadas de sacos (se bem que este ano, enfim...). Ao contrário de muitas pessoas que detestam a azáfama, eu adoro passear no centro comercial no Natal e esbarrar com pessoas cheias de sacos. Estava hoje a divagar sobre isto quando me veio uma enorme vontade do arroz doce da minha avó, prato que não falta na nossa ceia. Fui a correr ao quarto e disse "Avó, avó, dá-me a tua receita de arroz doce que me está a apetecer!" E ela não a tinha cá... BOLAS!!! Mas não me conformei! Fui a correr ao SaborIntenso onde me lembrava de ter visto uma receita de arroz doce e decidi experimentar. Bem... entre o da Neuza e o da minha avó... não sei não. É simplesmente divinal, cremoso e natalício!!! Fiz apenas meia receita mas acho que o desgraçado não resiste até amanhã!

 
 Arroz Doce

Ingredientes (12 pessoas):

- 250g de arroz carolino
- 450g de açúcar
- 6 gemas de ovo
- 3 cascas de limão
- 2 paus de canela
- 50g de manteiga
- 0,5 l de água
- 1 chávena de chá de leite
- 1700 ml de leite
- Sal q.b.
- Canela em pó q.b.

Numa panela, leve ao lume a água e o arroz. Tempere com um pouco de sal e deixe cozer até a água secar. Depois da água evaporar, junte a manteiga, as cascas de limão, os paus de canela e o leite. Mexa e deixe cozer durante 30 minutos. Mexa de vez em quando para não agarrar no fundo.
Passado os 30 minutos acrescente o açúcar. Dissolva as gemas com a chávena de leite. Enquanto mexe, junte as gemas ao arroz e quando começar a borbulhar apague o lume. Depois de servido em taças, leve o arroz doce ao frigorifico.
Depois de frio, polvilhe com canela e está pronto a servir. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Ficou tãoooo cremoso, k me apetece ir já pra cozinha... K delícia de aspecto...
    Fizeste metade desta receita que puseste, ou já a escreveste como fizeste?
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaste :) A receita é a original, fiz metade de tudo o que ali está. Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  3. Também adoro arroz doce, o teu está a tentar-me;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Andreia, esse arroz está uma delicia, na modesta minha opinião, que não gosta do doces muito doces teria que reduzir o açucar ai para metade, mas de resto parece perfeito.

    A farinha de espelta encontras ou nas lojas Celeiro, ou outra do género, ou nos hipermercados na zona dos produtos dietéticos e naturais.
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar