terça-feira, 25 de outubro de 2011

Spaghetti al Tonno Piccante

Mais uma receitinha de pasta que eu gosto particularmente, esparguete com molho de atum e tomate picante. A receita veio do GialloZafferano, um site de videoreceitas em italiano que me é muito útil. Depois de conhecer o meu namorado é que percebi que a pasta tem a sua ciência, existem pontos de cozedura diferentes conformo o tipo de massa, ingredientes que não se misturam no condimento, etc... Para não fazer má figura agarrei-me a este site que é efectivamente bom e que já me desenrascou muitas vezes. A receita original é feita com mezze maniche mas até hoje não encontrei cá em Portugal, por isso geralmente faço com penne ou esparguete. Daqui a umas semanas chega o namorado de novo e vou ver se consigo mostrar-vos umas receitinhas mais elaboradas. Espero que gostem :)



Spaghetti al Tonno Piccante
 Ingredientes (2 pessoas):
- 200gr de esparguete
- 2 latas de atum (daquelas redondinhas pequenas. Se for das maiores talvez chegue 1 e 1/2)
- 200 ml de polpa de tomate
- 1 dente de alho esmagado
- 1 malagueta pequena seca
- sal q.b.
- azeite q.b.
- 1 raminho de salsa pequeno

Coze-se o esparguete durante 8 minutos numa panela com água e sal. Numa frigideira com azeite, refoga-se o dente de alho esmagado com a malagueta (costumo abri-la para que as sementes se espalhem e fique mais picante). Junta-se o atum previamente escorrido e mexe-se. Junta-se a polpa de tomate, tempera-se com sal e deixa-se cozinhar em lume brando. Quando o molho estiver bem apurado e espesso, tira-se o dente de alho (para não ser comido acidentalmente), mistura-se a salsa picada e apaga-se o lume. Escorre-se o esparguete e junta-se ao molho, envolvendo bem. Está pronto a servir, buon appetito!!

*Nota: Para fazer os "ninhos" de esparguete ao servir, deve-se usar uma colher para apanhar o esparguete e ao mesmo tempo ir enrolando com um garfo. Isto faz-se quando se está a tirar o esparguete da sertã e não no prato, caso contrário o prato fica sujo e estraga a apresentação. Quando se coloca o esparguete no prato com a colher e o garfo, o ninho já está formado.

6 comentários:

  1. Que maravilha ficou lindo e perfeito...bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Olá Andreia, esta tua massinha ficou cá com um
    aspecto, hummm... uma delícia!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Que bonito prato, esse ninho ficou perfeito e deve ser optimo
    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Andreia, gostei muito das tuas receitinhas e do teu cantinho...um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Humm bom aspecto mas por cá ( Itália) sempre que como ''al tonno'' encontro sempre azeitonas no prato e confesso que lhe dão um sabor exelente ai fica a dica ao cozinhar o '' suggo'' metam umas azeitonas cortadas as rodelas e vejam a diferença :D

    ResponderEliminar