terça-feira, 22 de novembro de 2011

Bife à Café com Batatinhas Rústicas

Há dias em que acordamos com toda a certeza daquilo que vamos fazer para o almoço. Como se o nosso subconsciente tivesse trabalhado durante o sono combinando ingredientes e quando nos levantamos... voilá! Mas há dias em que sucede exactamente o oposto... Levantamos, abrimos armários, frigorífico, despensa... E NADA COMBINA!! Eu particularmente, entro numa crise tão profunda que acabo por bater com as portas dos armários e comer um prato de cereais (coisa que não poderei fazer quando casar). Mas hoje decidi resistir, até porque é dia de aulas e não vou ter tempo de jantar, portanto ao menos tenho de almoçar decentemente. Lembreime de uns bifes que vi no SaborIntenso e decidi improvisar. Tenho a dizer que acho que criei demasiadas espectativas em relação aos bifes... Estavam bons mas não eram aquilo que esperava. Talvez tenha sido porque substitui as natas por leite e farinha (estou de dieta), o molho não correspondeu às espectativas. Não obstante são uns bons bifes. A coroa de glória deste prato são as batatinhas rústicas, e ai é que dei cabo da dieta, apesar de ter feito uma só batata pequena. Se pudesse comia estas batatas todos os dias! São as melhores batatas que já comi e são da autoria do meu pai. Há também a versão assada que também publicarei aqui,  mas hoje como estava com pouco tempo...foi mesmo frito. Aconselho vivamente a todos os fãs de batatas fritas! Boa semana a todas/os!



 Bife à Café com Batatinhas Rústicas

Ingredientes (2 pessoas):
Para os bifes:
- 2 bifes de vaca (tenros)
- 25gr de margarina
- 1 dente de alho esmagado
- 1 folha de louro
- 1 dl de leite
- 1 colher de sopa de farinha
- 1 colher de chá de café solúvel
- Sal e pimenta q.b.


Para as batatas:
- 2 batatas médias
- óleo para fritar
- Sal refinado q.b.
- Paprika (pimentão doce) q.b.
- Alho moído q.b.
- Pimenta preta moída q.b.

Temperam-se os bifes com sal e pimenta. Numa frigideira, coloca-se a margarina a aquecer, juntamente com o dente de alho esmagado. Juntam-se os bifes e deixa-se fritar de ambos os lados sem queimar a gordura. Junta-se a folha de louro, o leite, a farinha e o café. Rectifica-se o sal e a pimenta, mexe-se bem e deixa-se cozinhar por 10 minutos para apurar o molho.  Descascam-se as batatas e cortam-se em gomos. Fritam-se em óleo bem quente e retiram-se para um prato com papel absorvente. Depois de absorvido o óleo, deita-se o papel fora e temperam-se com sal, pimenta, paprika e alho moído a gosto, misturando bem para o tempero aderir à batata. Bom apetite!!

9 comentários:

  1. Andreia!
    Bifinho fantástico gostei muito...um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Ficaram com um aspeto bem saboroso, também já fiz esta receita que tirei do saborintenso e gostei muito, apesar de estar igualmente de dieta como tu, as natas fazem muita diferença ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Andreia,
    Ai se o meu marido vê este pratinho... Esta com um aspecto muito apetitoso, então com as batatinhas a acompanhar. Quem consegue resistir a uma delicia destas : )

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Adoro.. ai adoro mesmo, k belo aspecto :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  5. ENGRAÇADO QUE SOU VICIADA EM CAFÉ MAS NUNCA FIZ ESSE BIFE , O TEU FICOU UMA MARAVILHA, E ESSAS BATATAS?
    BOAS, BOAS...
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Andreia, cheguei e adorei o teu blogue :))Também adoro gatos e se me visitares lá no meu cantinho vais ver algumas fotos dele, e também adoro cozinhar!Virei visitar-te sempre que puder e já me tornei tua seguidora.
    Este bifinho é tudo de bom, gostei da sugestão :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Andreia;

    a única parte do bovino que consigo comer é o bife, acreditas? Mas nunca experimentei com molho de café:)
    Adorei o teu bife e as batatas realmente parecem deliciosas.

    Beijinhos para ti e ronrons para os gatinhos:)
    Formiguinha

    ResponderEliminar
  8. Ai essas batatinhas !!! Que maravilha, eu dispenso o bife e fico com o acompanhamento se puder ser.
    Um beijinho

    ResponderEliminar