segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Spaghetti all'Aglio, Olio e Peperoncino

Conhecem a sensação de abrirem o frigorífico e ele estar tão vazio que só falta uma bola de palha a rebolar ao sabor do vento como em pleno deserto? Pois bem, foi essa a decrepitude com que me deparei hoje. Passei o fim de semana fechada em casa, no quentinho, a trabalhar e as provisões esgotaram totalmente. O que me valeu foi a receita de uma pasta de sobrevivência que os italianos fazem quando não há nem um tomate para contar história no frigorífico. E olhem que eu adoro... Basta azeite, alho e malagueta mas eu acrescentei a última fatia de presunto que me restava para dar um pouco de cor. Não é nada, NADA por ai além mas esta massa já me tem desenrascado muito. O namorado chega na quinta feira por isso na próxima semana vão haver por aqui coisinhas boas :) Para já deixo-vos esta curiosidade, muito simples mas interessante.



Spaghetti all'Aglio, Olio e Peperoncino
Ingredientes (2 pessoas):
- 200gr de esparguete
- 2 dentes de alho
- 1 dl de azeite
- 2 malaguetas secas (daquelas pequeninas em pacote)
- 1 ou 2 fatias de presunto cortado em tiras (opcional)
- Salsa picada q.b.
- Sal q.b.

Coze-se o esparguete em água e sal, de acordo com o tempo indicado na embalagem (8 minutos mais ou menos). Numa frigideira larga, colocam-se os 2 dentes de alho esmagados, o azeite, as malaguetas e uma pitada de sal. Deixa-se refogar até os dentes de alho estarem levemente louros (não deixar queimar, ou fica o prato arruinado!). Tiram-se os dentes de alho e rejeitam-se. Escorre-se o esparguete e junta-se ao refogado  salteando durante 1 ou dois minutos. Faz-se o ninho e decora-se com o presunto e a salsa. Buon Appetito!!

Nota: Eu quando faço refogados em que o dente de alho deve estar inteiro costumo inclinar a frigideira de modo a que o azeite esteja todo concentrado num lado, juntamente com o dente de alho. Assim absorve o sabor do alho por igual!

5 comentários:

  1. Bem bom esta massinha, bem simples e deliciosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei esta sugestão, pois adoro massa.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Andreia querida, ri-me com a tua representação pormenorizada do interior do frigorifico:)))
    Afinal ainda arranjaste géneros suficientes para uma rica refeição,é o que eu digo, uma mulher nunca se atrapalha.
    Excelente prato de pasta, cheio de rigor na sua preparação, nada falhou;)
    Um beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Olá! Sou a Formiguinha:)

    Adoro gatos e tachos e por isso vim conhecer o teu cantinho. Fiquei encantada! Tal como tu não posso ter gatos em casa porque marido não gosta e como na casa dos meus pais existe todo o tipo de bicharada incluíndo um gato vou todas as semanas visitá-los...também moram perto.

    Gostei muito das tuas receitas e da forma que escreves. Parabéns!

    Já tens uma Formiguinha a seguir-te:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. AAAAHHH.. Princesa, não acredito.. tens um blog ahahahahah AAAMMEEEIIII =D Coisa mais lindaaaaa.. Saudades do Tobiassssss =( vá, até do Elvis --' ahahahahha Beijo Maravilhooosaaaa

    ResponderEliminar