sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bifes de Frango com Courgette e Cogumelos

Esta receitinha veio do blog da Xana (um beijinho para ela!), o Ratatui dos Pobres. Hoje tínhamos uma convidada para o almoço e não sabia o que fazer, porque a minha tia não come de tudo. Lá veio o habitual frango (que já me começa a irritar um bocadinho), e esta sugestão da Xana veio mesmo a jeito, já que tinha ali courgette e cogumelos. Uma óptima surpresa, tenho a dizer. Já usava a courgette salteada como acompanhamento mas nunca a tinha metido no prato principal e neste caso combinou na perfeição com os cogumelos e o tomate. As únicas alterações que fiz foi juntar um gostinho de vinho branco e não usar a margarina nem o manjericão (porque não tinha) mas mesmo assim acho que honrei a original.Gostaria de ter acompanhado com arroz ou batatas fritas mas tinha ali um molho de brócolos a gritar por salvação e decidi salteá-lo antes que o pobrezinho falecesse. Não sei o que se passa com a minha máquina fotográfica, mas as fotos têm saído muito fracas, parecem fotos de telemóvel. Peço desde já desculpa e assim que o meu namorado puser o pé em Portugal, vou pedir para ele investigar.


Bifes de Frango com Courgette e Cogumelos
Ingredientes (3 pessoas):
- 400gr de bifes de frango cortados em pedacinhos
- 1/2 courgette
- 1 lata pequena de cogumelos
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 dl de vinho branco
- Azeite q.b.
- Sal e pimenta q.b.

Cortam-se os bifes em pedacinhos e temperam-se com 1 dente de alho picado, sal e pimenta. Numa frigideira, refoga-se o outro dente de alho e juntam-se os bifes, deixando alourar. Cortam-se as courgettes em meias luas e juntam-se aos bifes juntamente com os cogumelos previamente escorridos. Rega-se com o vinho branco, rectifica-se o sal, tapa-se e deixa-se cozinhar por 10 minutos. Junta-se a polpa de tomate e deixa-se apurar por mais 5 minutos. Serve-se com arroz ou batata. Bom apetite!!!

4 comentários:

  1. Bem saudável este prato, adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uma refeição bem apetitosa Andreia, obrigada por partilhares

    beijinhos e tem um bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  3. Um prato bem ao meu gosto.
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Obrigado querida :) Fico mesmo contente que tenhas gostado, é uma refeição muito simples mas que nós adorámos :)
    Ficou mesmo apetitoso e eu adoro bróculos :)
    beijocas pra ti e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar