segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Bolo de Ananás em Calda

Caríssimas/os... se pudessem olhar para mim neste momento veriam a cara do verdadeiro caos académico... A coisa não tá famosa, não... Uma maratona contra o relógio, que espero terminar na quarta-feira, mas mesmo assim estou descompensadíssima. E para não fugir à descompensação, venho publicar uma receita natalícia a estas alturas, mas a modos que Natal é quando a gente quiser... Não tenho cozinhado muito por estas bandas, durmo tarde, acordo tarde, falta-me tempo e paciência... Um bem-haja à minh avozinha que tem dado conta da cozinha no meu lugar!
Mas voltando à receita, fiz este bolito para a mesa da Consoada. Sempre tive medo de arriscar com este bolo porque há sempre a probabilidade de ele agarrar ao fundo (e agarrou ligeiramente, tive de lhe fazer uma cirurgia estética), dando asas à frustração da cozinheira... Mas dei de caras com ele numa velha teleculinária e decidi mandar o medo à fava! O facto é que o meu pai disse que era o melhor doce da mesa. O pão de ló fivou no ponto, todo ensopado pela calda, o ananás caramelizado... Nheca nheca!! Teve de ficar mais 10 minutos que o previsto no forno, e o açúcar escureceu um pouco como podem ver, mas em nada afectou o sabor, e assim que tiver um tempinho, vou voltar a fazê-lo com toda a certeza! Espero que gostem :)


Bolo de Ananás em Calda
Ingredientes:
- 1 lata grande de ananás
- 300gr de farinha
- 250gr de açúcar
- 50gr de margarina amolecida
- 6 ovos
- 1 colher de chá de fermento
- Açúcar mascavado para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte a forma com margarina e polvilhe-a com bastante açúcar mascavado. Reserve 4 rodelas de ananás e triture as restantes com 1dl da calda (reserve a restante). Bata as gemas com 200gr do açúcar e a margarina, juntando de seguida o ananás triturado. Adicione a farinha peneirada com o fermento e bata bem. Finalmente, bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente. Disponha as rodelas de ananás no fundo da forma, verta o creme por cima e leve ao forno durante 40 minutos (no meu forno foram precisos 50 min), verificando a cozedura com um palito. Retire do forno e desenforme. Leve ao lume a restante calda e os 50 gr de açúcar, deixe ferver durante 5 minutos e regue o bolo de seguida. Deixe arrefecer e sirva decorado a gosto. Bom apetite!!

8 comentários:

  1. Olá Andreia, gosto imenso desse bolo, faço uma receita parecida com a tua;)
    O bolo fica muito bonito.
    Deixo-te sorte e ânimo para os exames.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca fiz, mas acho que só pode ter ficado delicioso, o ananás dá um sabor óptimo aos bolos.
    um beijo e tá quase a acabar, calma :)...
    beijoca

    ResponderEliminar
  3. ficou saboroso de certeza! continuação de boa sorte nos testes. :)

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro este bolo! :) Já fiz algumas vezes e sempre com sucesso! O seu ficou lindo! hehe. Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Credo, não me trates por você que só tenho 24... Sentimento deo velhice + crise académica não dá bom resultado!!

      Eliminar
  5. Olá Andreia, este bolo é uma delícia, adoro!
    Boa sorte para os exames :))
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Olá Andreia! Que bolo lindo (não se nota nada que ficou agarrado). Cá em casa gostamos muito deste bolo de ananás, a minha mãe tem uma receita parecida com a tua.
    Boa sorte com os exames e vai com calma :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Andreia, gosto imenso deste bolo mas já faço à imenso tempo
    Um beijinho e bons estudos

    ResponderEliminar