quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Carbonara com Desculpas

AMIGAS/OS!! Estou viva!! Quero pedir desculpas pelo meu súbito desaparecimento, pois sei que prometi manter o blog activo durante a minha estadia em Itália... Infelizmente não me foi possivel. Andei sempre de um lado para o outro e depois passei uns dias numa zona sem acesso a internet. Apanhei uma valente gripe da qual ainda ando a recuperar, tentei apanhar o avião no dia errado (muito LOL, já tinha passado o raio-x e tudo quando a senhora me disse que o bilhete era para o dia seguinte) e assim que pus os pés em Portugal (no domingo) tive de enfiar a cara nos livros para um exame que vou ter hoje. Enfim... Espero que o vosso periodo festivo tenha sido óptimo e que o novo ano traga o que há de melhor, dentro do possivel, para o nosso querido pais, também ele muito doentinho...
Tenho algumas receitas dos docinhos de Natal (em atraso...) para partilhar convosco mas as anotações estão todas na base da mãe, à qual regresso na sexta-feira. Portanto o que tenho para partilhar convosco, é a receita original da carbonara italiana (não leva natas!!!), que o meu individuo faz como ninguém. Já a comi em muitos lados, feita inclusivamente pela mãe dele que é uma óptima cozinheira, mas nenhuma me sabe tão bem como a que ele me faz. Talvez por ter sido o primeiro prato que me cozinhou, não sei, sei que é Especial. Aqui vos deixo esta bela Carbonara bem ao estilo romano com a esperança que me perdoem a ausência e que continuem a seguir o meu cantinho, que espero tirar da estagnação muito em breve.


Tortiglioni alla Carbonara:
Ingredientes (2 pessoas):
- 200gr de macarrão grosso
- 1/2 cebola picada
- 75gr de pancetta ou bacon aos cubinhos
- 2 ovos pequenos
- Sal e pimenta
- 1 fio de azeite
- Queijo ralado q.b. (parmesão ou pecorino)

Numa frigideira, refoga-se a cebola com a pancetta e um fio de azeite, de modo a ficar bem tostadinha mas não queimada. Entretanto coze-se a massa em água e sal, durante o tempo indicado no pacote. Quando estiver pronta, escorre-se e reserva-se um pouco da água da cozedura. Numa tigela, batem-se os ovos com um pouco de queijo ralado. Junta-se a massa ao refogado, misturam-se os ovos e mexe-se bem com o lume muito baixo. É importante não dexar os ovos endurecerem!! O resultado deve ser cremoso, mas não liquido. Adiciona-se pimenta preta a gosto, e queijo ralado a prazer. Se a massa secar um pouco, pode-se adicionar um pouco da água da cozedura até atingir a cremosidade pretendida. Serve-se de imediato, polvilhando com mais queijo, se gostar. Buon appetito!!!


Aqui está a origem da minha gripe. Passámos o ano com um grupo de amigos em Norcia, na região de Umbria, onde há belas montanhas. Esperávamos encontrar neve, mas não este cenário delicioso, e é claro, a Andreia comportou-se que nem uma criança e fez da neve uma autêntica piscina... Quando tiver uma abert, ponho aqui mais fotos.

12 comentários:

  1. Andreia, amei o teu pratinho de carbonara ficou lindo!!!
    Bom Ano também para ti, e as tuas melhoras, beijos.

    ResponderEliminar
  2. Andreia, deve ter sido maravilhosa a viagem a Itália. E que curioso, também faço assim a minha carbonara, sem as natas. Claro que vai ser sempre um prato bem especial para ti :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Andreia, espero que fiques boa depressa.
    Gostei muito da tua massa, sem natas nem ovos, vou fazer um dia destes
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Andreia, La bella Italia!!!Conheço Milao e pouco, mas tenho uma vontade enorme de voltar a esse maravilhoso país!!! Quanto á carbonara, parece-me bem, muito bem mesmo!!!

    Fica boa rapidinho ta???

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Olá minha querida, vejo que as férias foram muito bem passadas, que linda foto;)
    Gosto imenso de carbonara, e claro, tudo o que é feito com amor fica muito bom.
    Rápidas melhoras,beijocas:)

    ResponderEliminar
  6. AS MELHORAS PARA ESSA GRIPE.
    ADORO MASSA E ESSA APESAR DE SIMPLES , ESTA PERFEITA.
    DESEJO-VOS UM EXCELENTE 2012
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Bem-vinda de volta!
    Quanto à gripe acho que é o prato do dia, pois ainda há pouco curei uma e já tou com outra faz 3 semanas, chiça!!!
    Haja paciência...
    Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  8. obrigada por passares no meu cantinho, assim fiquei a conhecer o teu! e que vou passar mais vezes :)
    Boa sorte para o exame !

    ResponderEliminar
  9. Andreia,
    Ainda bem que aproveitas-te bem as ferias... Isto das gripes e' uma chatice, eu ja apanhei duas das grandes. Gostei muito desse desse pratinho de carbonara.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. E que bela carbonara :)... Sempre o fiz com natas, gostei desta versão...
    As melhoras e boa sorte para o exame :)
    um beijo

    ResponderEliminar
  11. Andreia, que belo regresso. Gostei muito da sugestão.
    Pararbéns pelo blogue e rápidas melhoras.
    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  12. Olá Andreia:)

    Mas que bela carbonara! Por mim estás desculpada, tiveste boas razões...
    Adorava conhecer Itália!
    Melhoras rápidas:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar