quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Tagliatelle com Cenoura e Carne Picada

Bom... o que posso dizer deste prato é que foi um fiasco bem sucedido e saboroso. A ideia original era fazer Tagliatelle à Bolonhesa mas devido a uns precalços não pude seguir a receita original. Para quem não sabe, o ragú (molho da bolonhesa) começa por ser feito com um refogado de cebola, aipo e cenoura. Como não tinha aipo, meti um bocado mais de cenoura mas ficou demasiado "alaranjado" como podem ver pela cor do prato. Não tinha polpa de tomate suficiente, faltou o vinho tinto... Enfim, um almoço mal programado no que toca a ingredientes mas ainda assim ficou um prato muito gostoso e diferente, apesar de não se parecer muito com a bolonhesa. Chamemos-lhe Bolonhesa Alternativa, vá...Prometo publicar a original brevemente! Este fim de semana vou de novo matar saudades dos filhotes peludos, mas tenho uns folhados programados, portanto não me despeço de vocês, minhas queridas/os.





Tagliatelle com Cenoura e Carne Picada
(Ingredientes para 4 pessoas):

- 400 gr de tagliatelle de ovo, frescos
- 300 gr de carne de porco picada
- 1 dl de vinho branco
- 2 cenouras médias
- 1 cebola grande
- 200 ml de polpa de tomate
- 100 ml de leite
- Azeite q.b.
- Sal e pimenta q.b.
- Pecorino romano ou Parmiggiano ralado

Tempera-se a carne picada com sal e pimenta, pica-se a cebola e ralam-se as cenouras. Num tacho largo, refoga-se em azeite a cebola e as cenouras. Junta-se a carne e deixa-se ganhar cor. Esfuma-se com o vinho branco, tapa-se e deixa-se cozinhar por 10 minutos. Junta-se a polpa de tomate e deixa-se apurar. Junta-se o leite, rectifica-se o sal e a pimenta e deixa-se cozinhar por 10 minutos em lume brando. Coze-se a massa de acordo com o tempo indicado na embalagem, em água e sal. Depois de escorrida, junta-se à carne e envolve-se bem. Serve-se polvilhada com o pecorino ralado. Bom apetite!!!

8 comentários:

  1. Andreia que bela massinha... Adoro tagliatelle... e com carne picada melhor ainda!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Olá Andreia;

    os gatinhos estão bons?
    Mas que bela massinha! Sabes cozinhar e empratar muito bem. Parabéns!

    Adoro massa e assim como a tua ainda mais:)

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  3. Olha eu aqui outra vez:)

    Pela pesquisa efectuada encontra-se à venda no ElCorteInglés, nos supermercados Froiz e na net como por exemplo na Luísa Alexandra (se não conheceres o blog dela procura na minha Casinha que ela é minha seguidora). Eu vou comprar nos supermercados Froiz porque é o que tenho mais perto. Apesar de ser um produto da Royal parece que só Espanha é que comercializa.

    Qualquer dúvida, mia:)

    Boa Viagem!
    Beijinhos para ti e para os teus peludinhos:)

    ResponderEliminar
  4. Um almoço mal programado que resultou numa refeição fantástica, adorei esta massa.
    São a minha perdição e esta versão é muito boa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Andrea,
    Que tentacao ficou essa pasta... Gosto muito de Tagliatelle e com esses ingredientes, só pode ter ficado uma delicia : )

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Andreia, sempre ouvi dizer que grandes pratos se criaram a partir de fiascos! O que interessa é que ficou saboroso! Aguardo a publicação dos folhados ;)
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Gostei imenso do resultado, mesmo não sendo o programado.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Por acaso quando faço a minha bolonhesa nunca coloco leite.... fica mais cremoso é? esta tua receita tem um aspto fantástico adoerei a cor laranjinha`, gostei muito.
    Convido te a conhecer o meu blog htt://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar