segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bacalhau com Natas

Nada como um belo bacalhau quando chega o fim de semana! Gosto dele de todas as maneiras mas o Bacalhau com Natas é sempre aquela coisinha especial... Como o meu namorado ainda não tinha provado esta variante resolvi fazê-lo para o almoço de sábado. Tenho de confessar que nunca o tinha feito sozinha... Regra geral quando estou em casa dos pais é o meu pai que controla a cozinha e quando estou sozinha não me apetece fazer um tabuleiro só para mim. Os pratos grandes ficam guardados para quando está cá o "lateiro", e apesar de ser uma dose para 6 não sobrou nem uma batata frita! Muito cremoso e sobretudo delicioso!! Uma boa semana para todas/os!!



Bacalhau com Natas
Ingredientes (6 pessoas):
- 400 gr de bacalhau demolhado
- 5 batatas médias
- 500 ml de molho béchamel
- 1 e 1/2 cebolas médias
- Queijo ralado q.b (usei pecorino romano)
- Azeite q.b.
- 1 folha de louro
- Sal, pimenta e noz-moscada q.b.


Descascam-se as batatas e cortam-se em cubinhos pequenos ou palitos finos. Fritam-se os mesmos em óleo quente e reservam-se. Desfia-se finamente o bacalhau ainda em crú e cortam-se as cebolas em meias-luas.Num tacho largo, refogam-se as cebolas e a folha de louro em azeite. Junta-se o bacalhau e deixa-se cozinhar por 10 minutos depois do que se retira a folha de louro e rejeita.se. Juntam-se as batatas e metado do bechamel, temperando com sal, pimenta e noz moscada. Envolve-se bem e deixa-se apurar durante 5 minutos. Unta-se um tabuleiro com um fio de azeite e verte-se a mistura, cobrindo com o restante molho. Alisa-se bem e cobre-se com o queijo ralado. Leva-se ao forno pré-aquecido nos 180º durante 10 minutos em forno normal e mais 5 com grill. Bom apetite e boa semana!!

5 comentários:

  1. Olá Andreia,

    gostei de conhecer este teu espaço culinário e de diversão. A minha filhota é que é doida por gatos.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Adoro este prato, o teu ficou com muito bom aspecto!!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Olá Andreia.
    Um bacalhau com natas assim tão cremoso, percebe-se que vá embora prematuramente:))
    e nem faltou a srª azeitona que gosto tanto...
    ficou óptimo!
    Beijinhos e para semana também para ti.

    ResponderEliminar
  4. Adoro, e o teu ficou mesmo cremoso como eu gosto :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  5. Andreia... que delicia o teu bacalhau com natas, é um prato que eu gosto muito mas infelizmente o restante pessoal (humano) nao gosta.. logo nao o faço ou muito raramente!!!!

    Beijocas para ti...

    Romrons para os miaus!!!

    ResponderEliminar