terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pudim de Ovos e Desculpas

Minhas queridas/os, antes de mais nada quero pedir IMENSAS DESCULPAS pela minha ausência nas vossas cozinhas. Não me esqueci de vocês, de modo algum, mas esta semana e também a passada, tem sido muito apertada para mim. A última semana de faculdade, os trabalhos apertam, namorado em casa e consultas médicas. Compensar-vos-ei muito em breve mas para já deixo-vos este pudim, que fiz no fim de semana. Infelizmente, quando me lembrei da foto já o desgraçado estava em fatias, daí que não tenha foto do dito cujo inteiro para vos mostrar. Espero que gostem e que aceitem as minhas humiles desculpas. Boa semana!!

Pudim de Ovos:
Ingredientes:
- 12 ovos
- 0,5kg de açúcar
- 0,5 litro de leite
- Raspa de meio limão
- 200gr de açúcar
- água q.b.

Num tachinho, aquecer o açúcar com um pouco de água para caramelizar. A quantidade de água depende de quão espesso querem o caramelo. Não deve ficar totalmente liquido pois deve aderir à forma. Quando o caramelo estiver pronto, forra-se uma forma de tampa com o mesmo e deixa-se arrefecer. Entretanto, batem-se os ovos com o açúcar até duplicarem de volume. Junta-se o leite e a raspa de limão e volta-se a bater. Verte-se o preparado na forma e tapa-se, certificando-se que o pudim está bem vedado. Coloca-se a forma num recipiente largo que possa ir ao forno, e enche-se de água até que cubra metade da forma. Leva-se a cozer em banho maria, no forno pré-aquecido a 180º durante 1h15. Deve desenformar-se em quente, para que o caramelo não solidifique de novo. Bom apetite!!

7 comentários:

  1. Está lindo,ficou um belo pudim. Pessoalmente gosto menos doce, para mim bastavam 200g de açucar, já me habituei ao "menos doce".
    Não tens que pedir desculpas querida, a vida é assim mesmo, aparece quando puderes ;)
    Beijocas grandes:)

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um verdadeiro pudim de ovos. Delicioso!!
    Um beijinho e nada de desculpas, todas nós sabemos como o tempo corre e não chega para tudo o que queriamos ou gostariamos

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de pudim, e o teu parece estar bem guloso!!!
    Aparece quando puderes, não tens de pedir desculpas. ;) Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Andreia, eu também ando um pouco afastada mas sao coisas da vida, nao tens que pedir desculpa de nada!!!

    Quanto ao pudim,,, eu comia uma bela fatia que aspecto delicioso que ele tem!!!

    ResponderEliminar
  5. TAMBÉM TENHO TIDO POUCO TEMPO PARA ANDAR POR AQUI.
    ADOREI ESSE PUDIM DEVE TER FICADO UMA DELICIA...JÁ SE COMIA.
    BJS

    ResponderEliminar