quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ovos com Espargos e Linguiça

O que vos trago hoje é um petisco simples mas muito apreciado cá em casa... Os espargos bravos não têm nada, mas nada a ver com os de compra... mas infelizmente são dificeis de arranjar. O meu pai quando está de férias, passa tardes inteiras a percorrer os olivais das redondezas à procura deles, mas são difíceis de ver e só consegue molhinhos muito pequenos. Ainda me tentou iniciar na "arte da apanha de espargos" mas, para desgosto dele, não tenho jeitinho nenhum. Podem estar à frente do meu nariz que eu não dou por eles... Bom, adiante, só arranjo deles lá na terra onde ainda há velhotes "profissionais" na apanha de espargos, que depois vendem aos molhos gordos no mercado. A minha avó mandou-nos um molho bem gordo e o primeiro petisco que saiu foi este. Uns ovos mexidos com muito alho, pão e espargos. Mais simples não há, mas dêem-me disto todos os dias que eu como de boa vontade. Mandou-nos também umas belas linguiças e tratei logo de assar uma para acompanhar. Até a boca esquesita da minha tia não se fez rogada! Ainda há bastantes para a semana que vem, e o namorado chega amanhã portanto palpita-me que vai ser a "semana do espargo". Não vem ao caso, mas quando vejo estas coisinhas típicas da terra, que me acompanharam toda a vida, pergunto-me como será viver sem elas (ou pelo menos, não as ter com tanta frequência) quando montar o estaminé em Itália... Coisas como "Olha, vai ali ao talho do Escarduça e traz umas linguiças!!!" e "Vai à praça ver se tá lá o Caga-Atilhos, e compra um molho de espargos!!!" vão ter um sentido muito diferente do que têm agora...



Ovos com Espargos e Linguiça
Ingredientes (2 pessoas):
- 4 ovos grandes
- 6 dentes de alho
- 1 molho de espargos (o meu molho era muito grande, usei só um punhado generoso de raminhos)
- 1 molhinho de coentros
- 1 carcaça pequena de pão de mistura
- Sal q.b.
- Azeite q.b.
- 1 linguiça de boa qualidade

Põe-se a linguiça a assar na chapa ou grelhador. Contam-se os espargos em pedacinhos fininhos, até onde o talo o permitir (os espargos bravos são mais rijos que os de compra). Picam-se finamente os alhos e os coentros. Numa frigideira, refogam-se os alhos e juntam-se os espargos. Devem fritar entre 5 a 10 minutos para ficarem tenros. Desfaz-se o pão em pedaços pequenos e juntam-se aos espargos. Adicionam-se os ovos, temperam-se com sal e mexe-se até os ingredientes ficarem bem envolvidos. Quando estiver quase pronto, juntam-se os coentros. Serve-se com os pedacinhos de linguiça. Bom apetite!!!

6 comentários:

  1. Andreia,
    Uma refeição bem do meu agrado... Essa linguiça esta a abrir-me o apetite só de olhar : ) e aqui ainda só são 4:30 da tarde.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. OMG....até salivei só de olhar para esse prato,
    que excelente aspecto tem essa linguiça com esses ovos;)
    Dou-te um conselho aproveita todos esses recursos enquanto não chegas a Itália.
    E que sorte tem esse namorado chegar na "semana do espargo" :)))
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Andreia, adorei! Esta receita ficou mesmo com muito bom aspecto!!! Bjs;)

    ResponderEliminar
  4. Hummmm Andreia, que sugestão boa, tenho de experimentar :))Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Olá cara Andreia
    Desde já os meus parabéns pelo seu blog.
    Gostaria de a convidar para se juntar ao recém criado "Paraíso dos Sabores", um espaço de partilha de receitas, experiências, truques e dicas.
    De momento o "Paraíso dos Sabores" ainda está numa fase relativamente "morna", pois ainda não tem muitos conteúdos, assim como utilizadores.
    Daí este convite, por teria enorme gosto em que se junta-se a esta comunidade e a ajuda-se a crescer, com os seus conhecimentos e experiências.

    Desde já o meu muito obrigado pelo tempo perdido a ler esta mensagem.
    Ficarei na esperança de a poder reencontrar no "Paraíso dos Sabores".

    Atentamente,
    _Paulo_ , webmaster em www.paraisodossabores.pt.vu

    ResponderEliminar