segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Maçãs Assadas com Vinho do Porto

Minhas queridas/os, pensava eu que esta semana ia ser só engonhar, fazer trabalhos da faculdade e dedicar-me à cozinha... NOT!!! Descobri eu que o Natal está atrasadissimo cá em casa. A minha rica mãe deixou tudo para último, incluido limpezas e eu, claro está, tenho de ajudar. Mas não quis deixar o blog em branco, não senhor! Hei-de aqui publicar os doces farei para a mesa de Natal (aqueles que a minha mãe permitiu que eu fizesse... é uma agarrada e quer fazer tudo sozinha) e hoje trago-vos o jantar de nós as duas. Tinha visto há uns dias uma sugestão de maçãs assadas com moscatel  no blog da Sandra, que por sua vez adaptou do blog da Duxa. Fiquei com a receitinha a moer-me pois ambos os aspectos eram muito tentadores. Não tinha moscatel, portanto adaptei a receita e usei vinho do porto. Divinais!!! Aquela capinha de açucar no topo, o travo a canela, o vinho ligeiramente caramelizado... Venha mais que eu como!! Adianto aqui um FELIZ NATAL a todas/os e a cada um em especial. Não me alongarei muito pois a mensagem oficial ainda ai vem. I'll be back!!!




Maçãs Assadas com Vinho do Porto
Ingredientes (2 pessoas):
- 2 maçãs a gosto
- 2 cálices de vinho do porto
- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo (não tinha, usei normal)
- 2 cubinhos de manteiga
- 2 paus de canela

Lavar e descaroçar as maçãs. Golpeá-las ligeiramente no topo, evitando atingir a polpa para a casca não rasgar. Regar o interior da maçã com vinho do porto e se sobrar, banhar também ligeiramente por fora. Inserir um pau de canela no buraco e polvilhar com o açúcar (1 colher por maçã). Colocar o cubinho de manteiga no topo e enfornar a 180º por 20 min (como tinha pressa, coloquei a 200º durante 15 min). Acrescentar um pouquinho de água no caso da calda secar (eu acrescentei uma colher de chá por cada maçã, visto que o vinho estava a caramelizar). Bom apetite!!!




5 comentários:

  1. Andreia, ando para fazer essas maçãs à imenso tempo, agora ao ver as tuas ainda fiquei com mais vontade.
    Um beijinho e Feliz Natal

    ResponderEliminar
  2. Andreia,
    Que delicia ficaram as tuas macas...

    Ja agora aproveito para desejar um Natal muito Feliz para ti e toda a tua família. E um prospero Ano Novo de 2012.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Andreia, perco-me com maçãs assadas, é um gosto que me acompanha há imenso tempo.
    Ficaram muito bem, quem me dera apanhar uma maçã das tuas agora à minha frente;)
    Votos de Feliz Natal.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Já fiz este ano, mas as tuas ficaram com um aspecto extremamente delícioso, beijinhos. (:

    http://daniela-vivercomglamour.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Hummmm Andreia, e que boas devem ter ficado, adoro maçãs assadas :))
    Ando a despedir-me pois amanhã é o meu ultimo post do ano, não queria deixar de passar pelo teu cantinho e desejar-te um Feliz Natal e bom ano novo!!Beijinhos e até para o ano.

    ResponderEliminar