sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Lombo com Jardineira Avinagrada

Amigas/os, estou DE FÉRIAS!!! Quer dizer... voltei à base da mãe durante 15 dias, mas nem por isso com menos trabalhos em cima. No entanto, é sempre bom ter o colinho de mãe, a cama extra-larga e sobretudo, os filhinhos felpudos perto de mim. Espero ter um pouco mais de tempo para me dedicar aos cozinhados, mas dado que estamos em pré-natal, convêm uns menus lights para depois nos desforrar-mos. Ora bem, o quee vos trago é o último jantar do namorado lá em casa, um pouco de improviso porque tinha aulas à noite. Tinha umas fatias de lombo no congelador e não sabia o que lhes havia de fazer... Foi então que se fez luz na cabeça do meu italiano. A mãe dele costuma fazer pickles caseiros e são bastante bons, mas eu ainda não tenho a receita... O que eu tinha era um mísero frasco de pickles industriais já no fim da existência, com muito líquido e poucos víveres. Ele lembrou-se então de descongelar 2 punhados de jardineira congelada e metê-la no líquido dos pickles, de modo a ganhar gosto e aumentar o que já lá estava. Feito. Ficou muito bom, é um óptimo aproveitamento do vinagre dos pickles que eu particularmente aprecio muito. Saiu um prato ao jeito da carne alentejana, saborosissimo, mas feito com lombo e jardineira. Nada de especial mas espero que gostem. Desejo um óptimo fim-de-semana a todas/os!!

Lombo com Jardineira Avinagrada:
Ingredientes (2 pessoas):
- 6 fatias de lombo de porco
- 3 dentes de alho
- 2 mãos cheias de jardineira congelada
- 1 frasco com restos de pickles e o respectivo líquido
- Sal e pimenta q.b.
- Azeite q.b.
- 1 raminho de coentros

 Descongela-se a jardineira (ao natural ou no microondas) e deita-se no frasco dos pickles. Esta operação deve ser feita pelo menos 1 hora antes para que a jardineira ganhe sabor, o ideal será de manhã para a noite.
Temperam-se as fatias de lombo com sal, pimenta e 1 dente de alho picado. Numa frigideira larga, refogam-se em azeite 2 dentes de alho esmagados. Junta-se o lombo e deixa-se cozinhar 3 minutos de cada lado. Junta-se a jardineira e rega-se com um pouco do vinagre do frasco, tal como se fosse vinho branco. Deixa-se apurar em lume brando até que o vinagre evapore e a carne tenha absorvido o sabor. Está pronto a servir, bom apetite!

1 comentário:

  1. Ficou com um aspecto bem apetitoso Andreia, optima sugestão.
    Aproveito para te desejar umas optimas férias que aproveites ao maximo e tenhas um BOM NATAL!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar