segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Bolo de Ananás em Calda

Caríssimas/os... se pudessem olhar para mim neste momento veriam a cara do verdadeiro caos académico... A coisa não tá famosa, não... Uma maratona contra o relógio, que espero terminar na quarta-feira, mas mesmo assim estou descompensadíssima. E para não fugir à descompensação, venho publicar uma receita natalícia a estas alturas, mas a modos que Natal é quando a gente quiser... Não tenho cozinhado muito por estas bandas, durmo tarde, acordo tarde, falta-me tempo e paciência... Um bem-haja à minh avozinha que tem dado conta da cozinha no meu lugar!
Mas voltando à receita, fiz este bolito para a mesa da Consoada. Sempre tive medo de arriscar com este bolo porque há sempre a probabilidade de ele agarrar ao fundo (e agarrou ligeiramente, tive de lhe fazer uma cirurgia estética), dando asas à frustração da cozinheira... Mas dei de caras com ele numa velha teleculinária e decidi mandar o medo à fava! O facto é que o meu pai disse que era o melhor doce da mesa. O pão de ló fivou no ponto, todo ensopado pela calda, o ananás caramelizado... Nheca nheca!! Teve de ficar mais 10 minutos que o previsto no forno, e o açúcar escureceu um pouco como podem ver, mas em nada afectou o sabor, e assim que tiver um tempinho, vou voltar a fazê-lo com toda a certeza! Espero que gostem :)


Bolo de Ananás em Calda
Ingredientes:
- 1 lata grande de ananás
- 300gr de farinha
- 250gr de açúcar
- 50gr de margarina amolecida
- 6 ovos
- 1 colher de chá de fermento
- Açúcar mascavado para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte a forma com margarina e polvilhe-a com bastante açúcar mascavado. Reserve 4 rodelas de ananás e triture as restantes com 1dl da calda (reserve a restante). Bata as gemas com 200gr do açúcar e a margarina, juntando de seguida o ananás triturado. Adicione a farinha peneirada com o fermento e bata bem. Finalmente, bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente. Disponha as rodelas de ananás no fundo da forma, verta o creme por cima e leve ao forno durante 40 minutos (no meu forno foram precisos 50 min), verificando a cozedura com um palito. Retire do forno e desenforme. Leve ao lume a restante calda e os 50 gr de açúcar, deixe ferver durante 5 minutos e regue o bolo de seguida. Deixe arrefecer e sirva decorado a gosto. Bom apetite!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Brownies

No meio de uma perfeita crise académica, venho afifar-vos com mais chocolate, que ultimamente tem sido a minha gasolina... O meu cérebro bloqueia totalmente em época de exames se me falta o bendito chocolate! Decidi fazer um bolito de chocolate para alegrar o fim de semana mas deparei-me com um blog que me era desconhecido e que tinha esta receita de Brownies que é um autêntico pecado. Fui a correr para a cozinha mas infelizmente faltou-me os pedaços de chocolate para meter na massa, que lhe conferem aquela textura que me fez salivar ao olhar para as fotos, mas mesmo assim, ficaram espetaculares... Sem dúvida a repetir mas da próxima vez com os pedacitos de chocolate lá pelo meio, e talvez chocolate branco também. Enfim, para primeiros brownies acho que até não me saí mal... Boa semana a todos!


Brownies
Ingredientes:
-180 g de manteiga sem sal (pus 150gr de margarina)
-250 g de chocolate meio amargo em pedaços
-4 ovos grandes
-250 g de açúcar refinado (pus 200gr de açúcar amarelo)
-100 g de açúcar mascavo (não usei)
-1/2 colher (chá) de sal
-1.1/2 colher(chá) de baunilha (usei essência)
-150 g de farinha de trigo
-250 g de chocolate de leite picadinho (faltou-me... rsrsrsrs)
-1 xicara de nozes picadas

Pré-aqueçer o forno a 180º. Forrar um tabuleiro com papel alumínio ou vegetal, deixando sobrar bordas para ser mais fácil de desenformar. Derreter um banho-maria o chocolate e a manteiga até formar um creme homogéneo. bata os ovos e o açúcar até ficar cremoso, adicione o sal, a mistura do chocolate e a baunilha. Adicione gradualmente a farinha e por último os pedacinhos de chocolate e as nozes. Verta a mistura no tabuleiro e leve ao forno durante 30 minutos. O interior deverá ser molinho… Desenformar depois de frio, cortar em quadrados e servir. Bom apetite!!!!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mousse de Chocolate

Uff... Aqui estou eu, derreadinha das costas e com os olhos empapuçados, de tantos dias passados em frente ao computador, de manhã à noite. Este mestrado está a dar-me água pelas barbas, e esta semana nem tive tempo para me coçar. Infelizmente, a maratona continua até Fevereiro :S
Mas o meu cantinho está a gritar por actualização, e aqui venho eu, completamente descontextualizada, publicar um dos docinhos da mesa de Natal... Sabem, a minha familia há muito tempo que se borrifou na tradição de ter somente os doce tipicos na mesa. Claro, há coisas que não faltam, como as azevias, rabanadas, filhós, arroz doce... Mas Natal é alegria, e fazemos questão de por na mesa tudo aquilo que mas gostamos, como esta moussezinha. Receitas há muitas, mas esta é a da mãe e por isso, é especial. E que falta me faz agora uma taça transbordante desta delícia, para reanimar os meus pobres neurónios colapsados...
Eu bem queria fotos mais detalhadas, mas a garganeirice e a pressa era tal, que ninguém deixou tirar foto à taça...

Mousse de Chocolate
Ingredientes:
-200gr de chocolate em tablete Pantagruel
-125gr de açúcar
-150gr de margarina
-5 ovos

Derrete-se o chocolate e a manteiga em banho-maria, mexendo bem até obter uma mistura homogénea. Batem-se as gemas com o açúcar de modo a obter um creme esbranquiçado. Junta-se a mistura do chocolate, em fio, e mistura-se até incorporar tudo. Batem-se as claras em castelo e envolve-se delicadamente com o preparado do chocolate. Serve-se em tacinhas ou numa taça grande, e vai ao frigorifico durante, pelo menos, 4 horas. Bom apetite!!!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Carbonara com Desculpas

AMIGAS/OS!! Estou viva!! Quero pedir desculpas pelo meu súbito desaparecimento, pois sei que prometi manter o blog activo durante a minha estadia em Itália... Infelizmente não me foi possivel. Andei sempre de um lado para o outro e depois passei uns dias numa zona sem acesso a internet. Apanhei uma valente gripe da qual ainda ando a recuperar, tentei apanhar o avião no dia errado (muito LOL, já tinha passado o raio-x e tudo quando a senhora me disse que o bilhete era para o dia seguinte) e assim que pus os pés em Portugal (no domingo) tive de enfiar a cara nos livros para um exame que vou ter hoje. Enfim... Espero que o vosso periodo festivo tenha sido óptimo e que o novo ano traga o que há de melhor, dentro do possivel, para o nosso querido pais, também ele muito doentinho...
Tenho algumas receitas dos docinhos de Natal (em atraso...) para partilhar convosco mas as anotações estão todas na base da mãe, à qual regresso na sexta-feira. Portanto o que tenho para partilhar convosco, é a receita original da carbonara italiana (não leva natas!!!), que o meu individuo faz como ninguém. Já a comi em muitos lados, feita inclusivamente pela mãe dele que é uma óptima cozinheira, mas nenhuma me sabe tão bem como a que ele me faz. Talvez por ter sido o primeiro prato que me cozinhou, não sei, sei que é Especial. Aqui vos deixo esta bela Carbonara bem ao estilo romano com a esperança que me perdoem a ausência e que continuem a seguir o meu cantinho, que espero tirar da estagnação muito em breve.


Tortiglioni alla Carbonara:
Ingredientes (2 pessoas):
- 200gr de macarrão grosso
- 1/2 cebola picada
- 75gr de pancetta ou bacon aos cubinhos
- 2 ovos pequenos
- Sal e pimenta
- 1 fio de azeite
- Queijo ralado q.b. (parmesão ou pecorino)

Numa frigideira, refoga-se a cebola com a pancetta e um fio de azeite, de modo a ficar bem tostadinha mas não queimada. Entretanto coze-se a massa em água e sal, durante o tempo indicado no pacote. Quando estiver pronta, escorre-se e reserva-se um pouco da água da cozedura. Numa tigela, batem-se os ovos com um pouco de queijo ralado. Junta-se a massa ao refogado, misturam-se os ovos e mexe-se bem com o lume muito baixo. É importante não dexar os ovos endurecerem!! O resultado deve ser cremoso, mas não liquido. Adiciona-se pimenta preta a gosto, e queijo ralado a prazer. Se a massa secar um pouco, pode-se adicionar um pouco da água da cozedura até atingir a cremosidade pretendida. Serve-se de imediato, polvilhando com mais queijo, se gostar. Buon appetito!!!


Aqui está a origem da minha gripe. Passámos o ano com um grupo de amigos em Norcia, na região de Umbria, onde há belas montanhas. Esperávamos encontrar neve, mas não este cenário delicioso, e é claro, a Andreia comportou-se que nem uma criança e fez da neve uma autêntica piscina... Quando tiver uma abert, ponho aqui mais fotos.