terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Rabanadas e Feliz Natal



Caríssimas/os, agora é que é. Depois de hoje não creio que volte a ter tempo de publicar alguma coisa aqui, até ter pasado a azáfama. Parto dia 28 para Itália, desta vez vou eu ter com o namorado para passar o Fim de Ano!! Mas prometo que levo na bagagem as fotos da mesa da consoada e dos docinhos que tiver feito para a respectiva. Até lá venho desejar a cada uma/um de vós um Feliz Natal, cheio de prendinhas e um Ano Novo carregado de coisas boas, esperando que seja melhor que este apesar dos sacrifícios que ai vêm. Quero agradecer-vos por tornarem este blog possivel e por todo o carinho que me dispensaram nestes 5 meses. É um cantinho que ainda tem muito que crescer e eu própria tenho muito a aprender mas fiquei imensamente comovida por em tão pouco tempo ter já algumas seguidoras/es tão carinhosos. Ás vezes gostaria de vos trazer sugestões melhorzinhas e mais elaboradas mas infelizmente o orçamento não me permite extravagâncias culinárias. Tento fazer o meu melhor com aquilo de que disponho, esperando um dia poder dar-vos mais, tal como vocês me dão a mim e a toda a blogosfera. Um MUITO OBRIGADA do coração, acompanhado da receita familiar de rabanadas, que era da minha bisavó. FELIZ NATAL!!!




Rabanadas
Ingredientes (6 unidades):
- 6 fatias de pão de forma (ou a gosto)
- 2 ovos batidos
- Leite q.b.
- Açúcar e canela q.b.
- Óleo para fritar
- Vinho do porto q.b. (opcional)

Regam-se com leite as fatias de pão. Se for pão de forma, há que ter atenção para não ser em demasia, senão desfaz-se. Eu usei 2 colheres de sopa em cada uma. Passam-se as fatias por ovo batido e fritam-se em óleo bem quente, de ambos os lados. Passam-se as fatias por açúcar e canela previamente misturados. Se gostar, pode regar cada fatia com uma colherzinha de vinho do porto. Bom apetite e Feliz Natal!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Maçãs Assadas com Vinho do Porto

Minhas queridas/os, pensava eu que esta semana ia ser só engonhar, fazer trabalhos da faculdade e dedicar-me à cozinha... NOT!!! Descobri eu que o Natal está atrasadissimo cá em casa. A minha rica mãe deixou tudo para último, incluido limpezas e eu, claro está, tenho de ajudar. Mas não quis deixar o blog em branco, não senhor! Hei-de aqui publicar os doces farei para a mesa de Natal (aqueles que a minha mãe permitiu que eu fizesse... é uma agarrada e quer fazer tudo sozinha) e hoje trago-vos o jantar de nós as duas. Tinha visto há uns dias uma sugestão de maçãs assadas com moscatel  no blog da Sandra, que por sua vez adaptou do blog da Duxa. Fiquei com a receitinha a moer-me pois ambos os aspectos eram muito tentadores. Não tinha moscatel, portanto adaptei a receita e usei vinho do porto. Divinais!!! Aquela capinha de açucar no topo, o travo a canela, o vinho ligeiramente caramelizado... Venha mais que eu como!! Adianto aqui um FELIZ NATAL a todas/os e a cada um em especial. Não me alongarei muito pois a mensagem oficial ainda ai vem. I'll be back!!!




Maçãs Assadas com Vinho do Porto
Ingredientes (2 pessoas):
- 2 maçãs a gosto
- 2 cálices de vinho do porto
- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo (não tinha, usei normal)
- 2 cubinhos de manteiga
- 2 paus de canela

Lavar e descaroçar as maçãs. Golpeá-las ligeiramente no topo, evitando atingir a polpa para a casca não rasgar. Regar o interior da maçã com vinho do porto e se sobrar, banhar também ligeiramente por fora. Inserir um pau de canela no buraco e polvilhar com o açúcar (1 colher por maçã). Colocar o cubinho de manteiga no topo e enfornar a 180º por 20 min (como tinha pressa, coloquei a 200º durante 15 min). Acrescentar um pouquinho de água no caso da calda secar (eu acrescentei uma colher de chá por cada maçã, visto que o vinho estava a caramelizar). Bom apetite!!!




sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Lombo com Jardineira Avinagrada

Amigas/os, estou DE FÉRIAS!!! Quer dizer... voltei à base da mãe durante 15 dias, mas nem por isso com menos trabalhos em cima. No entanto, é sempre bom ter o colinho de mãe, a cama extra-larga e sobretudo, os filhinhos felpudos perto de mim. Espero ter um pouco mais de tempo para me dedicar aos cozinhados, mas dado que estamos em pré-natal, convêm uns menus lights para depois nos desforrar-mos. Ora bem, o quee vos trago é o último jantar do namorado lá em casa, um pouco de improviso porque tinha aulas à noite. Tinha umas fatias de lombo no congelador e não sabia o que lhes havia de fazer... Foi então que se fez luz na cabeça do meu italiano. A mãe dele costuma fazer pickles caseiros e são bastante bons, mas eu ainda não tenho a receita... O que eu tinha era um mísero frasco de pickles industriais já no fim da existência, com muito líquido e poucos víveres. Ele lembrou-se então de descongelar 2 punhados de jardineira congelada e metê-la no líquido dos pickles, de modo a ganhar gosto e aumentar o que já lá estava. Feito. Ficou muito bom, é um óptimo aproveitamento do vinagre dos pickles que eu particularmente aprecio muito. Saiu um prato ao jeito da carne alentejana, saborosissimo, mas feito com lombo e jardineira. Nada de especial mas espero que gostem. Desejo um óptimo fim-de-semana a todas/os!!

Lombo com Jardineira Avinagrada:
Ingredientes (2 pessoas):
- 6 fatias de lombo de porco
- 3 dentes de alho
- 2 mãos cheias de jardineira congelada
- 1 frasco com restos de pickles e o respectivo líquido
- Sal e pimenta q.b.
- Azeite q.b.
- 1 raminho de coentros

 Descongela-se a jardineira (ao natural ou no microondas) e deita-se no frasco dos pickles. Esta operação deve ser feita pelo menos 1 hora antes para que a jardineira ganhe sabor, o ideal será de manhã para a noite.
Temperam-se as fatias de lombo com sal, pimenta e 1 dente de alho picado. Numa frigideira larga, refogam-se em azeite 2 dentes de alho esmagados. Junta-se o lombo e deixa-se cozinhar 3 minutos de cada lado. Junta-se a jardineira e rega-se com um pouco do vinagre do frasco, tal como se fosse vinho branco. Deixa-se apurar em lume brando até que o vinagre evapore e a carne tenha absorvido o sabor. Está pronto a servir, bom apetite!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pudim de Ovos e Desculpas

Minhas queridas/os, antes de mais nada quero pedir IMENSAS DESCULPAS pela minha ausência nas vossas cozinhas. Não me esqueci de vocês, de modo algum, mas esta semana e também a passada, tem sido muito apertada para mim. A última semana de faculdade, os trabalhos apertam, namorado em casa e consultas médicas. Compensar-vos-ei muito em breve mas para já deixo-vos este pudim, que fiz no fim de semana. Infelizmente, quando me lembrei da foto já o desgraçado estava em fatias, daí que não tenha foto do dito cujo inteiro para vos mostrar. Espero que gostem e que aceitem as minhas humiles desculpas. Boa semana!!

Pudim de Ovos:
Ingredientes:
- 12 ovos
- 0,5kg de açúcar
- 0,5 litro de leite
- Raspa de meio limão
- 200gr de açúcar
- água q.b.

Num tachinho, aquecer o açúcar com um pouco de água para caramelizar. A quantidade de água depende de quão espesso querem o caramelo. Não deve ficar totalmente liquido pois deve aderir à forma. Quando o caramelo estiver pronto, forra-se uma forma de tampa com o mesmo e deixa-se arrefecer. Entretanto, batem-se os ovos com o açúcar até duplicarem de volume. Junta-se o leite e a raspa de limão e volta-se a bater. Verte-se o preparado na forma e tapa-se, certificando-se que o pudim está bem vedado. Coloca-se a forma num recipiente largo que possa ir ao forno, e enche-se de água até que cubra metade da forma. Leva-se a cozer em banho maria, no forno pré-aquecido a 180º durante 1h15. Deve desenformar-se em quente, para que o caramelo não solidifique de novo. Bom apetite!!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ovos com Espargos e Linguiça

O que vos trago hoje é um petisco simples mas muito apreciado cá em casa... Os espargos bravos não têm nada, mas nada a ver com os de compra... mas infelizmente são dificeis de arranjar. O meu pai quando está de férias, passa tardes inteiras a percorrer os olivais das redondezas à procura deles, mas são difíceis de ver e só consegue molhinhos muito pequenos. Ainda me tentou iniciar na "arte da apanha de espargos" mas, para desgosto dele, não tenho jeitinho nenhum. Podem estar à frente do meu nariz que eu não dou por eles... Bom, adiante, só arranjo deles lá na terra onde ainda há velhotes "profissionais" na apanha de espargos, que depois vendem aos molhos gordos no mercado. A minha avó mandou-nos um molho bem gordo e o primeiro petisco que saiu foi este. Uns ovos mexidos com muito alho, pão e espargos. Mais simples não há, mas dêem-me disto todos os dias que eu como de boa vontade. Mandou-nos também umas belas linguiças e tratei logo de assar uma para acompanhar. Até a boca esquesita da minha tia não se fez rogada! Ainda há bastantes para a semana que vem, e o namorado chega amanhã portanto palpita-me que vai ser a "semana do espargo". Não vem ao caso, mas quando vejo estas coisinhas típicas da terra, que me acompanharam toda a vida, pergunto-me como será viver sem elas (ou pelo menos, não as ter com tanta frequência) quando montar o estaminé em Itália... Coisas como "Olha, vai ali ao talho do Escarduça e traz umas linguiças!!!" e "Vai à praça ver se tá lá o Caga-Atilhos, e compra um molho de espargos!!!" vão ter um sentido muito diferente do que têm agora...



Ovos com Espargos e Linguiça
Ingredientes (2 pessoas):
- 4 ovos grandes
- 6 dentes de alho
- 1 molho de espargos (o meu molho era muito grande, usei só um punhado generoso de raminhos)
- 1 molhinho de coentros
- 1 carcaça pequena de pão de mistura
- Sal q.b.
- Azeite q.b.
- 1 linguiça de boa qualidade

Põe-se a linguiça a assar na chapa ou grelhador. Contam-se os espargos em pedacinhos fininhos, até onde o talo o permitir (os espargos bravos são mais rijos que os de compra). Picam-se finamente os alhos e os coentros. Numa frigideira, refogam-se os alhos e juntam-se os espargos. Devem fritar entre 5 a 10 minutos para ficarem tenros. Desfaz-se o pão em pedaços pequenos e juntam-se aos espargos. Adicionam-se os ovos, temperam-se com sal e mexe-se até os ingredientes ficarem bem envolvidos. Quando estiver quase pronto, juntam-se os coentros. Serve-se com os pedacinhos de linguiça. Bom apetite!!!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Minnie

Hoje não vos trago nenhuma receita... Venho apresentar-vos a minha chouriça, que por um lapso terrível e falta de fotos, ainda não fazia parte do blog! Não que ela seja menos importante!!!
O nosso primeiro cão, o Chico, um cocker dourado lindissimo e companheiro de uma vida, morreu precocemente em 2006. Tinha 9 anos e era o rei da casa... Morreu de uma leucemia em estado já muito avançado e nada havia a fazer. Chorámos este mundo mais o outro, e eu cheguei ao cúmulo de não conseguir ir a casa, porque o vazio era enorme. Foi então que me deram a Minnie no mesmo Natal... Muito tímida e envergonhada... mas foi-se apossando da casa até se tornar uma verdadeira princesa caprichosa! A ideia era ser minha e só minha mas ela apaixonou-se pelo meu pai de uma maneira irreversível e apesar de muito carinhosa com todos, é quando o vê a ele que faz chichi de alegria :) É gorda, é feminina e tem umas pestanas enormes. É uma menina muito honrada e virtuosa, não quer machos nem quando está com o cio e é extremamente agressiva com eles, se por acaso lhe vão cheirar o rabo. Gosta de pão mas é muito poupada, em vez de comer tudo de uma vez prefere enterrar reservas nos vasos da minha mãe, para comer em tempo de crise! Pede comida a horas certas e arrasta o prato até à minha mãe quando vê que a hora está a passar. Gosta de ver o benfica com o meu pai e se pudesse dormia no meio deles os dois. Bebe leite com mel todos os dias e dá beijos na boca a toda a gente. Um breve resumo da personalidade da minha patuda, mas ainda fica muito por dizer de uma cadela tão mimoca como ela é.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Tarte Primavera

Estudar até tarde significa, invariavelmente, levantarmo-nos a horas vergonhosas, com dores de cabeça e de mau humor. Aquele almocinho apetitoso e meticulosamente pensado vai por água abaixo e as alternativas são:  sobras do dia anterior, um prato de cereais ou um improviso atabalhoado. Fui pela opção C porque, sobras não havia e não estava numa de cereais. É nestes dias que nós, estudantes desterrados de casa, abençoamos aqueles que têm a mãe por perto e que tratam de tudo nos dias de crise. Por um lado aprendemos a desenrascar-nos mais depressa, por outros… Enfim, abri o frigorífico e ví uma massa folhada que ali estava desde a última visita do meu namorado e com o prazo a acabar. Ok, tarte. De que? Do que resgatei da gaveta dos legumes. Um alho francês moribundo, meia courgette solitária, um punhado de jardineira congelada e um bife de frango. Foi o que se arranjou com os olhos ainda remelentos e a suplicar por uma aspirina matinal, mas foi uma agradável surpresa.  É uma tarte muito delicada e com um sabor primaveril. Pus um ovo a menos numa tentativa dietética, daí a cor ser um pouco mais clara que uma quiche e também ter demorado um pouco mais a cozer. Um improviso muito bem sucedido e a repetir, com certeza. Uma boa semana para todos/as!!


Tarte Primavera

Ingredientes:
- 1 rolo de massa folhada ou quebrada
-Meio alho francês cortado em rodelas
- Meia cebola picada
- 1 bife de frango cortado em tirinhas
- Meia courgette
- 1 punhado de jardineira congelada
- 1 raminho de coentros
- 2 ovos grandes
- 200 ml de natas
- 200ml de leite
- Sal e pimenta q.b.
- Azeite q.b.
- Parmesão ralado q.b.

Corta-se o bife de frango e o alho francês em tiras finissimas.Pica-se a cebola e corta-se a courgette em cubinhos pequenos, reservando algumas rodelas finas para decoração. Refoga-se a cebola num tacho com azeite, juntando depois as tiras de frango, o alho francês, a courgette e um punhado de jardineira congelada. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozinhar por 8 minutos, de modo a que o frango ganhe cor e os legumes percam a água. Forra-se a tarteira com a massa folhada e enrola-se para dentro a massa que ficar de fora, de modo a criar um rebordo. Batem-se os ovos e juntam-se as natas e o leite, temperando com uma pitada de sal, pimenta e envolvendo bem. Deita-se o recheio sobre a massa, juntam-se os coentros picados e rega-se tudo com o preparado liquido. Vai ao forno a 180º durante cerca de 40 minutos. A meio da cozedura, dispõem-se as rodelas de courgette a gosto. 5 minutos antes de retirar a tarte, polvilha-se com o parmesão e muda-se o forno para a função grill para gratinar um pouco. Está pronto a servir, bom apetite!!!