quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tarte de Limão Merengada

Esta tarte foi feita com base na Lei de Murphy. Tudo o que podia correr mal, CORREU! Primeiro a massa da base ficou demasiado pegajosa e não havia meio de a conseguir estender. Agarrou-se à bancada de tal maneira que tive uma hora a esfregar para a tirar de lá. Como tinha um rolo de massa quebrada no frigorifico decidi usá-lo, mas quando o abri partiu-se em bocadinhos porque estava muito fria. Tive de deixar aquecer um pouco e refazer todas as rachas com os dedos... Enfim, lá saiu e está bastante aceitável mas com a base original é muito melhor... Está no top dos doces preferidos da Maria, mas infelizmente não está no ranking do meu namorado que só baba por coisas com chocolate. A receitinha vem do blog Diário da Cozinha que tem coisas divinas. Fiz apenas meia receita porque somos só 2 a comer, e adaptei a receita aos modos tradicionais pois a original é feita com a Bimby.



Tarte de Limão Merengada:

Massa:                               Recheio:                                   Cobertura:
-350 g farinha                    - 2 latas leite condensado          - 5 claras
-125 g margarina               - sumo de 2 limões                    - 100 gr açucar
-50 g água                        - 5 gemas
-1 ovo

Numa tigela, amassar todos os ingredientes com as varas em espiral da batedeira. Depois da massa ficar homogénea, deixar repousar durante 15 min. Bate-se o leite condensado com as gemas e o sumo de limão com a respectiva polpa. Estende-se a massa com o rolo e forra-se uma tarteira, fazendo furinhos no fundo com o carfo. Verter o preparado do recheio e levar ao forno a 180º durante 35 min. Depois de fria, prepara-se o merengue batendo as claras em castelo. Depois de firmes, junta-se o açucar e bate-se mais um pouco. Dispõe-se em cima da tarte usando uma seringa, um saco de pasteleiro ou simplesmente fazendo montinhos com uma colher. Vai ao forno na função grill  só até o merengue alourar.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Não compre. Adopte.

Porque é extremamente importante sensibilizar uma sociedade em que cada vez mais os animais são descartáveis. Venham mais iniciativas assim... Um bem haja a todas as figuras públicas que deram a cara por esta causa. Pode ser que a sua imagem tenha o impacto que nós, meros anónimos, não conseguimos provocar.

Empadinhas de Frango com Chouriço

Tenho-vos a dizer que não é pêra doce tentar fazer empadas com uma senhora da limpeza à vossa volta a passar com a esfregona nos sitios mais improváveis e a enumerar as suas desgraças familiares. Senti-me uma intrusa na minha própria cozinha! Bom, umas sairam melhores outras piores, mas acho que fiz render a receita da minha mãe. Ela chama-lhe queques de carne porque de facto são muito fofinhos, mas basicamente são empadas. Veremos se estão do agrado do senhor meu namorado...



Empadinhas de Frango com Chouriço:
20 empadinhas

Para a massa:                                               Para o recheio:
-4 ovos                                                          - 1 frango cozido e desfiado
-1 chávena de chá de óleo                            - 1 chouriço cortado aos cubinhos pequenos
-1 chávena de chá de leite                            - 1 cebola
-3 chávenas de chá de farinha                       -2 dentes de alho
-1 colher de sopa de fermento                      - sal, pimenta, azeite e salsa q.b.

Batem-se  os ovos com a batedeira. Batendo sempre, juntam-se  o óleo, o leite a farinha e o fermento. Deixa-se repousar por 10 minutos. Entretanto faz-se o refogado com o azeite, o alho e a cebola. Juntam-se as carnes e tempera-se com sal e pimenta. Deixa-se tomar gosto durante 10 minutos e junta-se a salsa picadinha no fim. Untam-se as forminhas com manteiga e mete-se em cada uma 2 colheres de massa, 1 de recheio e mais 2 de massa. Cozem-se em forno quente, entre 180º a 200º até ficarem lourinhas.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bom, depois de uma semana um bocado agitada, amanhã saem as duas primeiras receitinhas. Empadas de frango e chouriço e uma bela tarte de limão merengada! By the way, algures no meio desta semana LICENCIEI-ME!!!!