sábado, 3 de setembro de 2011

Pão-de-ló de Laranja

Estas chuvadas de fim de Agosto já cheiram a Outono. E isso quer dizer que começa a época do cházinho com uma fatia de bolo ao lado. Devo dizer que adoro bolos recheados, cobertos e húmidos. Mas de manhã tanta substância dá-me volta ao estômago e apetece-me sempre um bolinho mais tradicional, que vai bem também com o chá da noite. Aproveitei então este regresso temporário à base para vasculhar nas receitas da minha mãe e encontrei um caderninho todo amarelo de tão velho, com receitas escritas pela minha mãe e pela minha avó. Saiu então este pão-de-lo "alaranjado", ultra-fofo e apesar de não ser um bolo excepcional, a mim sabe-me a "mãe" e isso não tem preço :) Encontrei também uma receita de Bolo Ensopado, também de laranja, que há-de cá vir parar brevemente...


























Pão-de-ló de Laranja:

Ingredientes:
- 4 ovos
- 250gr de açúcar
- 125gr de farinha
- sumo e raspa de 1 laranja
- 1 colher de fermento em pó
- margarina para untar e farinha para polvinhar

 Separam-se as gemas das claras. Batem-se as gemas com o açúcar e junta-se a raspa e o sumo de laranja. Mistura-se a farinha com o fermento e junta-se aos poucos ao preparado das gemas, mexendo sempre para não criar grumos. Batem-se as claras em castelo e envolvem-se delicadamente com a massa. Unta-se uma forma de buraco com margarina e polvilha-se com farinha. Verte-se a massa na forma e vai ao forno a 180º por cerca de 20 a 25 minutos (fazer o teste do palito).

Bom Apetite!!!
 

4 comentários:

  1. Simples e lindo, gosto destas receitas antigas escritas à mão das nossas mães ou avós, resultam sempre, obrigada por partilhares;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo, bem alto e fofo!! Com o Outono à porta, já vai começando a apetecer um belo cházinho com uma fatia de bolo, este ficou bem delicioso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. tambem adoro cozinhar e tenho uma gatinha linda!!!

    ResponderEliminar
  4. É bom pela receita e a minha mãe vai fazer vamos ver como vai ficar!!!!!
    Estou ansiosa!!!

    ResponderEliminar